sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Povos Tradicionais de Matriz Africana - Breve relato

Os povos Tradicionais de Matriz Africana se caracterizam pela manutenção dos costumes e cultura, constituídos por territórios próprios marcados pela vivência comunitária, pelo acolhimento e pela prestação de serviços sociais. São importante referência de africanidade na sociedade brasileira.

Foi entre os séculos XVI e XIX, que o Brasil recebeu na condição de pessoas escravizadas, aproximadamente cinco milhões de Africanos e Africanas, que trouxeram para o país mais que sua força de trabalho, trouxeram consigo a tecnologia agrícola e de minerais, sua cultura, saberes, tradições e valores civilizatórios.

Esses Africanos e Africanas, vieram de várias regiões do Continente Africano, e, mesmo tendo sofrido toda a violência dos Sistema Escravocrata e do racismos pó-abolição, mantiveram suas tradições e práticas culturais.

Dentro dessa perspectiva, três grandes matrizes culturais - YORUBA, BANTU e EWÈ FON, conseguiram preservar muito de suas cosmovisão e saberes, tornando-os  marcos indeléveis na história, e, no modo de ser e viver brasileiro. E, são essas Matrizes que se reelaboram dando origem a Territórios Tradicionais com diversas denominações de Norte a Sul do País. 

Maiores interesses, acessar: http://www.seppir.gov.br/comunidades-tradicionais/comunidades-tradicionais-de-matriz-africana

Postado por: Cristina de Oruanan

Nenhum comentário:

Postar um comentário