quinta-feira, 21 de maio de 2015

DIA INTERNACIONAL DA ÁFRICA

DIA DA ÁFRICA NA UFPA 2015

O Dia Internacional da África foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 em reconhecimento ao dia 25 de maio de 1963 quando chefes de Estado Africanos reuniram-se na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, com vistas a erradicar a subordinação do Continente Africano aos demais continentes em suas ações colonialistas. Nesse dia fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana, que tem como objetivos: manter a unidade e a solidariedade Africana, eliminar o colonialismo, garantir a soberania dos Estados Africanos e a sua integração econômica; bem como fomentar a cooperação política e cultural no continente.
            Neste ano a Casa Brasil-África e o Grupo de Estudos Afro-Amazônico, em seus esforços de promover a cultura africana e desconstruir preconceitos sobre aquele continente, que é o berço da Humanidade, realizarão um conjunto de atividades comemorativas ao Dia Internacional da África na Universidade Federal do Pará. As ações acontecerão no dia 25 de maio e, acreditamos, serão proveitosas no sentido de mostrar a África sob a ótica de suas belezas socioculturais; esquecendo, os aspectos apenas negativos perpetuados pela mídia brasileira ao longo de décadas.
            O evento contará com ações diversificadas que vão desde a degustação de comidas típicas de alguns países africanos, passando por desfile da beleza negra, documentário e apresentações culturais afro-brasileiras, e a riqueza da mitologia oral africana a ser exibida em forma de vídeo aos alunos da Escola de Aplicação da UFPA.
            Todas as atividades contam com a preciosa participação dos alunos africanos em intercambio na UFPA através do Programa PEC-G; que não têm medido esforços para contribuir com a superação dos preconceitos encontrados no cotidiano.
            O Dia da África será realizado na UFPA e é gratuito e aberto a todos. Pela manha à partir das 9h, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, haverá uma mesa redonda sobre Juventude e Negritude. As 11:30 a programação se inicia no Hall da Reitoria, com o lançamento do filme "Mestre Jorge" e prossegue à partir das 16h com o festival de comidas africanas, shows de dança e desfile de roupas africanas e apresentações sobre cultura e religiosidade de matriz africana.
            A organização e promoção é da Casa Brasil-África, com apoio do Grupo de Estudos Afro-Amazônico, da Reitoria de Extensão,  da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e do Restaurante Universitário da UFPA.
  A programação detalhada estará disponível em breve em: http://casaafricabrasil.blogspot.com.br/ e http://casabrasilafrica.org/
 
                 Contatos: casabrasilafrica@gmail.com, Telefone 32018365
 
 
 
 
 
11224784_639989972800065_440034605373947594_n
 
 
 Neste dia o Bloco Afro Embaraxé se fez presente no evento, apresentando os voduns Oya ( Cristina Oliveira) e Xangô ( Karla Aires d’Obaluaê), tendo a presença do Presidente do Bloco Gilvane Magalhães , Professor Davison Amorim e do coordenador da casa Brasil África.
 
 
 
11222296_718112954981398_413081402050506055_n

      Ao lado do grupo de alunos da Casa Brasil África, fazendo um desfile de moda Africana, ao qual foi     aplaudido de pé pelo publico presente na universidade Federal do Pará-UFPA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário