Canto do Patrimônio (PA) recebe a exposição Nós de Aruanda – Artistas de Terreiro
O Canto do Patrimônio, sala de exposições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará, reabre as suas portas para receber a manifestação artística dos povos e comunidades de matriz africana, com a exposição Nós de Aruanda – Artistas de Terreiro.
A mostra traz a pluralidade de entendimentos de diferentes artistas sobre a arte no cotidiano dos terreiros, nas lutas políticas por direitos de cidadania, na política afirmativa, nas práticas ritualísticas, na memória afetiva e na memória de vida como elementos essenciais para a construção de mundo.
A exposição entra no seu 3° ano e celebra a Cultura Africana com várias atividades na programação: rodas de conversa, cine clubes, shows.
Os artistas que participam da mostra foram selecionados a partir de chamada pública feita pelo grupo Roda de Axé. A seleção teve como critério o pertencimento a comunidades de terreiros e interesse em participação na ação artística coletiva, todas as decisões foram tomadas em reunião colegiada entre artistas e pesquisadores.
E como não poderiámos deixar de citar a presença de participantes ligados não apenas à Casa Grande de Mina Jeje Nagô de Toy Lissá e Abê Manjá como também do Bloco Afro Embaraxé, sendo eles Carlos Cleison Pires, Fabrício Borges e Karlla Aires. Todos de parabéns por apresentar pela primeira vez em um evento deste porte, trabalhos de muito bom gosto e criatividade.
Serviço:
Exposição Nós de Aruanda – Artistas de terreiro.
Abertura: 06 de maio, a partir das 18 horas
Data: 06 a 29 de maio de 2015.
Horário: de segunda à sexta, das 9h às 18h.
Local: Superintendência do Iphan no Pará – Canto do Patrimônio (Av. Governador José Malcher, nº 563, esquina com Tv. Rui Barbosa).
Painel principal das obras expostas pela Artista Karla Aires d'Obaluaê.
![]() |
Karla Aires d'Obaluaê ao lado da Profa. Marilu Marcia Campelo, coordenadora do projeto Nós de Aruanda. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário