quarta-feira, 20 de maio de 2015

O EMBARAXÉ E O "NÓS DE ARUANDA"



Canto do Patrimônio (PA) recebe a exposição Nós de Aruanda – Artistas de Terreiro

O Canto do Patrimônio, sala de exposições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará, reabre as suas portas para receber a manifestação artística dos povos e comunidades de matriz africana, com a exposição Nós de Aruanda – Artistas de Terreiro.
A mostra traz a pluralidade de entendimentos de diferentes artistas sobre a arte no cotidiano dos terreiros, nas lutas políticas por direitos de cidadania, na política afirmativa, nas práticas ritualísticas, na memória afetiva e na memória de vida como elementos essenciais para a construção de mundo.
A exposição entra no seu 3° ano e celebra a Cultura Africana com várias atividades na programação: rodas de conversa, cine clubes, shows.
Os artistas que participam da mostra foram selecionados a partir de chamada pública feita pelo grupo Roda de Axé. A seleção teve como critério o pertencimento a comunidades de terreiros e interesse em participação na ação artística coletiva, todas as decisões foram tomadas em reunião colegiada entre artistas e pesquisadores. 

E como não poderiámos deixar de citar a presença de participantes ligados não apenas à Casa Grande de Mina Jeje Nagô de Toy Lissá e Abê Manjá como também do Bloco Afro Embaraxé, sendo eles Carlos Cleison Pires, Fabrício Borges e Karlla Aires. Todos de parabéns por apresentar pela primeira vez em um evento deste porte, trabalhos de muito bom gosto e criatividade.


Serviço:
Exposição Nós de Aruanda – Artistas de terreiro.
Abertura: 06 de maio, a partir das 18 horas
Data: 06 a 29 de maio de 2015.
Horário: de segunda à sexta, das 9h às 18h.
Local: Superintendência do Iphan no Pará – Canto do Patrimônio (Av. Governador José Malcher, nº 563, esquina com Tv. Rui Barbosa).
 
 
 
 
 
 



 
O Bloco Embaraxé se fez presente diretamente através de seus dirigentes, Presidente Gilvane Magalhães e a Vice Presidente Karla Aires d'Obaluaê que participou ativamente da Exposição Nós de Aruanda 2015.
 





Painel principal das obras expostas pela Artista Karla Aires d'Obaluaê.
 


 
Karla Aires d'Obaluaê ao lado da  Profa. Marilu Marcia Campelo, coordenadora do projeto Nós de Aruanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário